❝ Não há perguntas tolas e nenhum homem se torna um tolo até que tenha parado de fazer perguntas. ❞
Charles Proteus Steinmetz
Beba RIO é uma marca de bebidas de São Paulo. Zé Carioca foi inspirado em um músico de Jundiaí, interior paulista. Ali do lado, em Campinas, alguém que não era dos Países Baixos criaria a torta holandesa. Já o bauru, apesar do nome, é paulistano. Outra invenção da terra da garoa foi a massa à parisiense, que é, na verdade, um talharim brasileiro derivado de um prato criado em Roma.
A capital italiana é o berço da civilização ocidental, mas também dá título ao filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón, que não guarda tanta relação com a Itália como se poderia deduzir. Itália é mundialmente conhecida pela pizza, uma criação do Egito, o berço da civilização moderna no Oriente.
Cleópatra, a figura mais memorável do Egito, não nasceu lá. Carmen Miranda, expressão máxima da chamada brasilidade na década de 1940, era portuguesa. Luis Miguel, considerado por muitos o maior cantor mexicano de todos os tempos, veio de Porto Rico e sua canção mais valiosa, Ahora Te Puedes Marchar, é um cover da inglesa I Only Want to Be with You.
O tango tem dupla nacionalidade: foi inventado por um argentino no Uruguai e por um uruguaio na Argentina, num intervalo de tempo relativamente pequeno. Por outro lado, o funk carioca não é funk nem carioca, sendo melhor definido como a junção do miami bass [estadunidense] com os tambores do afoxé [atabaques africanos usados na música baiana].
Por falar em Bahia, Claudia Leitte aparenta ter nascido lá, mas foi gerada no Rio. Em contrapartida, Ivete Sangalo nasceu na Bahia e parece fluminense. O chapéu Panamá foi criado no Equador. Do mesmo modo, o porquinho-da-índia é originário do Peru.
No país andino, surgiu a batata inglesa, que, quando frita, é chamada de french fries, mesmo que a origem mais provável dessa fritura seja o sul da Bélgica. Ao contrário do quitute frito, o pão francês não é popular na França. A gripe espanhola não veio da Espanha e pode ter surgido nos Estados Unidos da América.
Há mais mortos no rio Ganges do que no Mar Morto. A lei de Murphy não é nenhuma das leis gerais da natureza nem faz parte de um ordenamento jurídico, pois não passa de uma máxima. O pêndulo de Newton leva seu nome, contudo não é de sua autoria.
Provavelmente, Maquiavel não tivesse uma risada maquiavélica - a julgar por sua vida e obra, o filósofo não era de rir muito. O monóculo de fotografia também é conhecido como binóculo, ainda que isso não faça o menor sentido. Errante não é sinônimo de errado, errático idem.
Joker não traz um retrato fiel do Coringa de Batman, uma vez que o vilão original era sociopata, não esquizofrênico. Bob Esponja Calça Quadrada usa calças retangulares. O álbum alvo dos Beatles não foi batizado de White Album, mas a mula escura de Dom Pedro I foi retratada como um cavalo branco.
A rã-martelo é uma perereca. O rouxinol-do-japão não é japonês. As aranhas-do-mar não são aranhas. Baratas d'água são percevejos e baratas do mar, crustáceos. As formigas feiticeiras são vespas. Os peixes-pênis são vermes, mas os vermes-aveludados não. O leão não é o rei da selva porque vive na savana. Sem falar que muitas rosas são vermelhas, algumas violetas são azuis e a caixa-preta das aeronaves é laranja.
As coisas não são tão óbvias quanto parecem.
Questione. Questione por mais que arrogantes e pedantes te repreendam com o olhar ou insinuem que você já devesse saber algo óbvio para eles. Não faz mal desconhecer, pior é crer que já se sabe o suficiente.
Ainda que você presuma saber, seja socrático, duvide, interrogue a si mesmo. Na pior das repercussões, ignorando o julgamento dos que se julgam superiores intelectualmente, você irá confirmar aquilo que já deduzia.
Perguntas aparentemente imbecis evitam conclusões precipitadas. Se tolos tivessem mais margem para perguntar - ou a cruzassem com mais frequência - talvez não vivêssemos na era da pós-verdade e mentiras não seriam cristalizadas com tanta naturalidade.
Mais tolo que qualquer questionamento é concluir sem questionar.
P.S. 1 - Esse texto foi inspirado por uma penca de bananas pessoas que declaravam minhas dúvidas como tolices e suas respostas como obviedades.
IMAGEM USADA NO TOPO
The Argument* (1927), de Norman Rockwell.
*Redimensionada com inteligência artificial graças ao Depositphotos.
The Argument* (1927), de Norman Rockwell.
*Redimensionada com inteligência artificial graças ao Depositphotos.
P.S. 2 - Até outro dia, achava que o técnico de futebol Antonio Mohamed fosse turco. No entanto, ele é argentino com ascendência sírio-libanesa.

Autista de alto desempenho desespero, estrategista esforçado e um formoso fracassão, viveu pequenas ilusões em vez de grandes sonhos e nunca se sentiu gabaritado para falar sobre nada, mas fala por ser idealista teimoso e comunicativo verborrágico.
Comente
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Tumblr
Compartilhe por WhatsApp
Assine o blog por RSS
Siga o blog no Twitter
Siga o blog no Blogger