17/05/2020

Catiripapos 001: tretas, barracos e confusões



❝ Impressionante não é a racionalidade que nos distingue dos outros animais, mas o comportamento que nos assemelha aos piores bichos ❞.
Marcus Deminco

O que fazer quando não se é bonito o bastante para tornar-se um instagrammer nem feio mais do que a média para fazer papel ridículo no YouTube? Faça um podcast! Antes de ser modinha na lacrosfera, eu já queria criar um. Mas podcast de uma pessoa só é um tanto narcisista. Então, convidei um companheiro de aventuras para a jornada: William Hellmanns-Heinz Hennenze, o Fernando Pessoa sul-mato-grossense por trás de um sem-número de personagens no ciberespaço. É muito provável que este projeto de 2017 já tenha nascido morto (sic). Nós, como defensores da paternidade responsável, assumiremos nosso rebento natimorto do mesmo jeito.

EPISÓDIO
Catiripapos 001
PRODUÇÃO
Tejota Menezes
APRESENTAÇÃO
William Hennenze e Tejota Menezes
PROJETO GRÁFICO
Newton Silva e William Hennenze
MÍDIAS SOCIAIS
William Hennenze
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA
+12
DURAÇÃO
0°15'00''
DOWNLOAD
FEEDS E LINKS
Assine o podcast por RSS
Ouça o podcast pelo Spotify
Ouça o podcast pelo Anchor
Siga o podcast no Twitter
Siga o podcast no Medium

TRANSCRIÇÃO DOS DIÁLOGOS
WILLIAM HENNENZE
Bom dia, boa tarde, boa noite! Internet, está começando agora o primeiro e, talvez, o último Catiripapos! Olá. Tejota, tudo bem? Tejota?
TEJOTA MENEZES
Fala, Will. Tudo certo. Seu puto, tá atrasado. É assim mesmo.
WILLIAM HENNENZE
Exatamente. O clima hoje é de treta. O Tejota vai falar daqui a pouco, né, o que ele tem a falar sobre tretas, barracos, confusões...
TEJOTA MENEZES
Isso mesmo. Muita balbúrdia.
WILLIAM HENNENZE
Muita balbúrdia. Que mais? Qual outro sinônimo você lembra de barraco, confusão, gritaria, treta?
TEJOTA MENEZES
Poxa. Pior que eu tava pesquisando isso esses dias, cara. Sei lá, muvuca.
WILLIAM HENNENZE
Num chega bem a ser treta muvuca, né?
TEJOTA MENEZES
Tipo, quando cê fala: 'tá tendo uma muvuca ali'. Pode ser uma treta, né? Só indo lá pra ver.
WILLIAM HENNENZE
Muvuca, eu já lembro da Regina Casé.
TEJOTA MENEZES
Nossa. Já dá uma azia aqui.
WILLIAM HENNENZE
Neste momento, nós acabamos de perder os fãs da Regina Casé que estavam nos ouvindo. Tchau, fãs da Regina Casé!
TEJOTA MENEZES
Que nome se dá para um fã de Regina Casé? Além de idiota, é claro.
WILLIAM HENNENZE
Boa pergunta, boa pergunta. Esquentete? Esquentete?
TEJOTA MENEZES
Complicado.
WILLIAM HENNENZE
Enquanto eu tô falando aqui, tá tocando uma música ambiança em casa. O vizinho passou a noite inteira com o som muito alto. Quando eu falo noite inteira, não é sentido figurado não. Eram seis da manhã, já tava o sol alto quando ele decidiu desistir. Aqui é um bairro residencial.
TEJOTA MENEZES
Não! Mas o problema é que o William é um cara tão pacífico, que ele vai contar sobre um princípio de treta que não dá em treta, né? Porque o William não vai lá bater no cara, não vai furar o pneu do cara.
WILLIAM HENNENZE
É. Eu não acho que essa pessoa tenha pneu.
WILLIAM HENNENZE
E aí é só música legal, né?
TEJOTA MENEZES
Só Wesley Safadão para baixo.
WILLIAM HENNENZE
Olha, rapaz! Não vamos buscar treta com Wesley Safadão e safadetes não. Cê que sabe!
TEJOTA MENEZES
E se o William disse que é só música ruim, acredite porque é música ruim!
WILLIAM HENNENZE
Cê tá querendo denegrir minha imagem? Cê quer criar treta comigo?
WILLIAM HENNENZE
Não. Só porque eu sigo twitter de trechos de funk? Num quer dizer nada. Eu ouço música boa também.
TEJOTA MENEZES
Para ser sincero, eu acho que você é o dono do Trechos de Funk. Mas, tudo bem, eu não vou espalhar isso para a interné.
WILLIAM HENNENZE
Pode não parecer, mas a gente tem alguma organização. É pouca, mas tem. E a gente fez uns tópicos assim sobre tretas. E um tópico que a gente fez é: tretas por bobagens, os amigos que ficam anos tretados por motivos idiotas. Você lembra de algum caso assim, ô Tejota?
TEJOTA MENEZES
Ah, cara, eu tenho um amigo que, inclusive, o apelido é Teta. Abraço, Teta, se cê tiver ouvindo...
WILLIAM HENNENZE
Não deve estar ouvindo.
TEJOTA MENEZES
É. Eu acho que não.
TEJOTA MENEZES
A gente já brigou por religião, cara, e isso é até outro assunto. E é uma religião que eu nem acredito mais hoje. Na verdade, eu sou uma pessoa que não guarda rancor. Mas eu acho que não é porque eu sou uma pessoa muito boa não. Eu me esqueço por que eu briguei com as pessoas.
TEJOTA MENEZES
Eu nem me lembro por que eu briguei, mas eu lembro de uma época que eu fique muito tempo sem falar com o Teta, que é o Matheus. Depois eu fui falar com ele de novo e a gente já retomou amizade, brigou outras vezes, mas nunca ficou sem se falar. E é sempre por bobagem, cara. Uma vez, eu acho que eu tava com um relógio, aí o Markus, que é irmão dele e meu amigo também, quebrou. Foi jogando bola, sabe? E o Markus era bem violento, para falar a verdade. Aí, tipo, deu outra briga também. Eu lembro uma vez que o meu primo chutou a minha bola lá no Rodoanel.
TEJOTA MENEZES
E você, Will, já se encrencou? Já deu chiliques, faniquitos, saiu na mão?
WILLIAM HENNENZE
Eu num saí na mão, mas acontece o seguinte: eu sou uma pessoa que, hoje, eu tento o máximo possível não arrumar treta na internet. Eu não entro em barraco no Facebook, eu não faço treta no Twitter, eu não vou em perfil xingar pessoas. No começo dos anos 2000, eu fazia muita treta na internet, especialmente na internet. Tinha um tal de Fórum Jovem Nerd. O Jovem Nerd existe até hoje, o fórum não existe mais. Meu Deus, como eu tretava naquele fórum , impressionante. Eu cheguei a ser excluído no grupo da faculdade do Orkut. Se tem uma pessoa nesse planeta que lucrou com o fechamento do Orkut, essa pessoa fui eu.
TEJOTA MENEZES
E, cara, é impressionante como a internet evidencia algumas coisas que passam despercebidas no mundo off-line. Por exemplo, um perfil que me chama a atenção é o sommelier de treta.
WILLIAM HENNENZE
Eu.
TEJOTA MENEZES
Geralmente, é um cara, mas tem mina também - que adora uma confusão, né? Em Osasco, tem um monte, velho. Aconteceu um tiroteio, tem alguém furado lá, o pessoal quer ver, o pessoal quer saber o que aconteceu. Cê vê? Tem um perfil que se chama Porque Tretas (sic). Eu acho que você já viu, né? Porque Tretas (sic) do Twitter.
WILLIAM HENNENZE
Treta News. Treta News é um clássico já.
TEJOTA MENEZES
E tem um tipo bem engraçado. Geralmente, é o tipo que tem muitos seguidores. Eu acho isso ridículo - desde que o Twitter passou a permitir RT comentado, é aquele tipo que joga o teu tuíte na timeline. Ou pior, tem um que é pior! Ele joga tua arroba na timeline e quem leu o que ele tá escrevendo nem sabe o que você disse. E aí você fica parecendo um idiota. Eu seguia um cara assim, que eu não sigo mais. Eu falei: 'você fala o óbvio e cita minha arroba como se eu não soubesse dessas coisas que você diz, né? E é muito louco isso.
WILLIAM HENNENZE
Pois é, cara, muito louco, muito louco. Mas uma coisa que eu acho muito interessante é quando as pessoas são tretadas por uma razão, mas elas são amigas em outras. Por exemplo, pessoas que seriam tretadas por causa de religião. Óbvio, gente que não gosta da religião do outro, mas como essas duas pessoas de religiões diferentes vão no mesmo estádio, torcem pro mesmo time - às vezes, elas tão lá no mesmo estádio juntas, abraçadas, quando lá fora, elas têm condições e, às vezes, até vão pros finalmente, condições de fazer uma treta, de se tretarem por essas razões, ideologias. Tem pessoas que são de, torcem para partidos... É, partido virou torcida. Pessoas que defendem partidos de ideologias muito distintas, mas que pertencem a algum grupo em que elas estão juntas.
TEJOTA MENEZES
Outro exemplo são os zé-droguinhas, né? Tem zé droguinha de direita liberal e tem zé droguinha progressista, mas na marcha da maconha são todos verdes.
WILLIAM HENNENZE
Olha a treta desse assunto! Mas é isso, cara, eu acho que a treta tá tão grande, que ela já chegou num nível de arte. Se a gente meio que pensar que o DNA do Ratinho, por exemplo, surgiu numa época em que o SUS não oferecia exame de DNA. Então, ele fazia um serviço para as pessoas. Hoje em dia, o SUS já oferece o DNA gratuitamente. Não teria uma razão assim para as pessoas participaram do DNA do Ratinho, mas as pessoas querem ver a treta. Virou uma classe de consumo, praticamente.
TEJOTA MENEZES
Sim. É que o brasileiro gosta de treta, o brasileiro gosta de todo tipo de euforia, todo tipo de êxtase, tanto para agitação, alegria, comunhão, quanto para raiva. Mas ele gosta sim porque ele tem um fascínio assim por agitação, aglomeração, exaltação...
TEJOTA MENEZES
Eu lembro, por exemplo, o Casos de Família quando era com a Regina Volpato, aquela mulher classuda, bonita, simpática...
WILLIAM HENNENZE
Verdade, cara!
TEJOTA MENEZES
Aí colocaram a Cristina Rocha e mudaram o formato do programa, né? E aí para dar mais confusão ainda, a equipe do Casos de Família é quase toda de estagiários. Então, que é para dar mesmo mesmo. Para que não haja dúvidas que é para dar confusão, há várias acusações de que casos são montados. Eu até saio em defesa dos produtores porque eu sei que tem produtor sério, que vai lá e busca a pessoa com com aquele perfil mesmo. Mas tem produção que é picareta - e aí cada um, cada um - aí traz gente que já fez outros programas, aquele pessoal que roda entre a RedeTV! e o SBT, sabe?
WILLIAM HENNENZE
E agora nesse nosso tema maravilhoso, essa coisa linda que é o soco, o pontapé e o tiroteio: as tretas em música!
TEJOTA MENEZES
Eu vou recomendar três canções para você festejar a treta; celebrar a briga, a confusão, a pancadaria. Então, Matanza, com 'Pé na Porta, Soco na Cara'. 'Quincé', do Quarteto Olinda. E, por último, só para prestigiar o Will, que é do GameLover, o som 'Big Boss', do Yuzo Koshiro, direto da trilha sonora de Streets of Rage I.
WILLIAM HENNENZE
Eita, eita, galera! Maravilha! Essas aí foram as músicas para você que gosta de brigar-brigar, de bater, de sair na porrada, de 'Hoje é dia de Maldade', aquele áudio, aquela maravilha, né? Aliás, esse áudio fez esse sucesso - famoso áudio do WhatsApp - por causa disso, né? Fazia uma ode à treta.
WILLIAM HENNENZE
E é com essa ode à treta que nós vamos terminando aqui o nosso nosso primeiro podcast. Esperamos estar com você no segundo, esperamos que exista um segundo. E você será muito bem-vindo, bem-vinda, convidado, convidada, pra próxima edição.
TEJOTA MENEZES
Valeu, Will! Bem-vindex aí pra todo mundo, menines e menines. E é nóis que voa.
WILLIAM HENNENZE
É tóis. Até a próxima, galera.
TEJOTA MENEZES
Eu fui também. Eu fui, mas eu fico por aqui.

ACOMPANHAMENTO MUSICAL
The Good, the Bad and the Ugly - Lost Acapulco
Kung Fu Fighting - Carl Douglas (Instrumental)
Space Cowboy - Jonzun Crew (Instrumental)
Beat It - Michael Jackson (Instrumental)

IMAGEM USADA NO TOPO
Paulo Moreira

RT ou LIKE para este post no Twitter

Autista de alto desempenho desespero, estrategista esforçado e um formoso fracassão, viveu pequenas ilusões em vez de grandes sonhos e nunca se sentiu gabaritado para falar sobre nada, mas fala por ser idealista teimoso e comunicativo verborrágico.

Comente
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Tumblr
Compartilhe por WhatsApp
Assine o blog por RSS
Siga o blog no Twitter
Siga o blog no Blogger